Guangzhou inicia esforços anti-COVID em toda a cidade em meio a uma situação mais grave do que o surto anterior impulsionado pela Delta
Shangai e Guangzhou planejam mais testes em massa à medida que os casos de Covid aumentam. Xangai ajusta a política de bloqueio com algumas liberdades restauradas. Autoridade adverte que novo surto de Guangzhou pode ser a ponta do iceberg.
Shangai anunciou outra rodada de testes em massa de coronavírus, enquanto a metrópole do sul de Guangzhou disse que fará o mesmo para todos os 18 milhões de habitantes, à medida que as autoridades aceleram os esforços para conter o pior surto da China desde os primeiros dias da pandemia.
Guangzhou lançou esforços anti-COVID em toda a cidade no sábado e prometeu garantir suprimentos de necessidades diárias diante dos riscos de transmissão da comunidade COVID-19.
Guangzhou está tomando todas as medidas de prevenção e controle, incluindo testes de ácido nucleico em toda a cidade para detectar casos infectados o mais rápido possível, disse o vice-diretor da comissão de saúde de Guangzhou, durante uma entrevista coletiva.
Guangzhou fará todo o possível para bloquear a cadeia de transmissão do COVID-19.
A cidade relatou cinco casos locais confirmados e cinco infecções locais assintomáticas na sexta-feira. A partir das 8h de sábado, a cidade registrou dois novos casos confirmados, de acordo com a coletiva de imprensa no sábado.
Todos os 11 distritos de Guangzhou emitiram avisos para testes de ácido nucleico de todos os residentes na sexta e no sábado.
A transmissão comunitária da COVID-19 pode ter ocorrido nas áreas controladas em Guangzhou e pode ter se espalhado para outras áreas, disse o secretário do Partido do Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Guangzhou, acrescentando que a cidade está enfrentando uma situação mais grave do que quando estava lutando contra o vírus. Variante Delta em maio passado.
A população da área relacionada no distrito de Baiyun é relativamente grande e a densidade é relativamente alta e as pessoas nesta área se movem com mais frequência entre as regiões. A cepa variante Omicron é mais contagiosa, o risco de disseminação subsequente da epidemia é extremamente alto e a prevenção e o controle são extremamente difíceis.
Depois que o caso no distrito de Baiyun foi encontrado pela primeira vez na triagem de rotina de ácidos nucleicos na quinta-feira, o governo local lançou um mecanismo de resposta a emergências. A partir das 9h de sábado, o distrito terminou de testar 2,76 milhões de pessoas.
Guangzhou anunciou a suspensão das aulas presenciais nas escolas primárias e secundárias locais a partir de 11 de abril para controle do COVID-19.
Fonte: Logfret NewSights