China libera sistema costeiro de transporte de contêineres
A China libera o sistema costeiro de transporte de contêineres de comércio exterior entre portos na China, permitindo que gigantes da logística estrangeira como A.P.Moller-Maersk e Orient Overseas Container Line planejem as primeiras viagens até o final deste mês, disseram analistas na segunda-feira, dia 09 de maio. “A medida destaca a disposição da China de promover sua política de abertura”, disseram eles.
Enquanto isso, o comitê administrativo da Zona de Livre Comércio Piloto da Área Especial Lin-gang de Xangai (Xangai) disse em uma entrevista coletiva na segunda-feira que a China introduzirá uma plataforma de negociação de contratos de frete de contêineres.
Apesar de uma situação internacional complexa e devido ao impacto da pandemia de COVID-19, a Zona Alfandegada Especial Abrangente de Yangshan em Xangai encorajou as empresas a retomar a produção, e os negócios na zona alfandegada operaram sem problemas no primeiro trimestre, disse o comitê.
“Espera-se que o novo serviço (para transporte de contêineres de comércio exterior entre portos na China) ajude a reduzir os custos logísticos para exportadores e importadores, melhorar as taxas de utilização de navios porta-contêineres e aliviar o aperto da capacidade de transporte até certo ponto, “, disse Zhou Zhicheng, pesquisador da Federação Chinesa de Logística e Compras, com sede em Pequim.
Jens Eskelund, representante-chefe da China da gigante dinamarquesa de transporte e logística A.P. Moller-Maersk, disse que a permissão para transportadoras estrangeiras realizarem revezamento internacional é uma notícia muito bem-vinda e representa um passo tangível para as transportadoras estrangeiras na China para obter acesso ao mercado em termos recíprocos.
Fonte: China Daily