Fretes da Ásia para a Costa Leste caem

O último boletim Platts Americas Container Freight, divulgado no dia 21/11/2022 pela S&P Global, aponta que os fretes marítimos da Ásia com destino à costa leste da América do Sul tiveram o maior declínio na semana, caindo 51,9%.

Esta é a maior queda na taxa da rota desde o início de setembro e a primeira vez que as taxas de importação da Costa Leste da América do Sul ficaram abaixo das taxas de importação do Atlântico desde 12 de julho.

Segundo profissionais do setor, a queda foi motivada por uma demanda fraca, excesso de estoque e descontentamento com o governo. “As taxas não estão mais caindo agora, mas são tempos muito incertos agora”, afirmou um despachante no Brasil.

As taxas de importação para a costa do Pacífico da América do Sul também caíram 11,6%. Uma fonte de agenciamento de cargas no Chile atribuiu o declínio à demanda recentemente reduzida, combinada com um aumento simultâneo na capacidade.

Estados Unidos

Já as taxas de importação da América do Norte para a Costa Oeste desaceleraram sua queda durante a semana encerrada em 11 de novembro.

Após muitas transportadoras terem reduzido a capacidade de carga disponível entre o final de outubro a meados de novembro, os fretes spot na costa oeste dos EUA se estabilizaram ao longo da semana.

De acordo com a Sea Intelligence, 34 viagens em branco adicionais foram anunciadas para a rota Ásia-Costa Oeste da América do Norte no final de outubro até a primeira semana de novembro. Durante esse mesmo período, apenas 16 viagens em branco foram anunciadas para importações transatlânticas.

A redução da capacidade apertou a oferta de importações do Pacífico do Norte da Ásia, desacelerando a queda da taxa que tem atormentado o comércio desde o início de julho. A Platts Container Rate 13—Norte da Ásia-Costa Oeste da América do Norte—perdeu 3,4% na semana, em comparação com uma queda de 12,1% durante a primeira semana de novembro.

Durante o mesmo período, as cargas com destino à costa leste dos EUA do norte da Ásia tiveram uma redução de 12,5% na semana, uma queda um pouco maior do que na semana anterior, que foi de 9,4%.

Apesar das viagens em branco e serviços interrompidos, fontes do mercado disseram que a oferta ainda supera em muito a demanda e as taxas da Costa Leste provavelmente continuarão caindo.

Fonte: Boletim Platts Americas Container Freight, da S&P Global