Importação veículos elétricos e acessórios, aumento de fretes, falta de containers e espaço
O comércio internacional mudou muito nas últimas semanas, então coletamos algumas informações relevantes para te auxiliar nas próximas tomadas de decisão.

As montadoras de veículos elétricos e acessórios, devido ao incentivo fiscal, que será alterado novamente para a remessa que chegar ao Brasil depois de 30 de Junho, o imposto sofrerá um acréscimo de pelo menos 8% com base no incentivo atual, fazendo com que eles planejam embarcar o máximo possível antes do ETD 10 de junho, a o volume estimado ultrapassa 80 mil carros, o que significa pelo mais que 26 mil contêineres, com destino aos portos ITAPOA, SUAPE E VITORIA, que possuem o benefício fiscal. Impactando o espaço para toda a Costa leste da América do Sul. Algo que agrava ainda mais a situação do terminal de Navegantes, em Santa Catarina, está em obras, impactando a operação neste.
A maioria dos armadores não estão conseguindo atender à demanda, pois em conversa com a equipe de comercial na china, os armadores, já estão cheios de carga para Suape e Vitória, apenas a um armador poderia aceitar serviço via Europa, e a até memso um novo serviço de emergência incluído no trade, já não estão conseguindo atender à demanda, desta forma, estão tentando estabelecer um serviço extra para carregar este volume incomum no período.
Comparando com o benefício fiscal, o frete marítimo é apenas uma pequena parte, o que significa que para as montadoras, só terão que aceitar o que o mercado aplica para transportar o máximo possível. Comprometendo o espaço e tarifa para as próximas semanas. Em um momento que já estavam programados alguns Blank Saillings

Congestionamento do terminal NVT
A dor de cabeça começou no ano passado, e não visualizamos nenhuma previsão de melhora, nem o terminal de Itajaí, nem o terminal de Imbituba, nem o IOA estão enfrentando o mesmo problema do terminal da NVT, cheio de contêineres, e os armadores estão recusando cargas para NVT ou IOA, principalmente por ter em maioria, cargas pesadas.
Recentemente, o congestionamento causou até mesmo o atraso na partida dos navios na China, como o fato de a CMA vir com dois Blanck Sailings, em decorrência exatamente pelo atraso dos navios, que não pôde retornar à China a tempo. A HMM até omitiu o porto, e seguiu para MVD e ARG para chamar de volta seu navio o mais rápido possível.
Situação nos portos da China
SZN, quase overbooking por parte dos armadores, até mesmo algumas tarifas em negociação, apenas alguns com espaço, mas com possibilidade de rolagem, a pior parte é a última semana de abril, com dois Blanck Sailings, apenas a um armador com saída em 27 de abril há chances de espaço, porem com tarifa pendente.
- Fuzhou Xiamen, nenhum espaço garantido, todas os espaços são caso a caso, os equipamentos NOR estão falta, a Alguns armadores interromperam reserva de IOA NOR, e já informou que o rollover que está por vir acontecer devido a portos de transbordo como NGB, HKG.
- NGB, todos com overbooking, somente a um armador com ETD com saída 24 de abril poderia aceitar cargas leves com destino a SSZ, para ITAPOA não tem garantia de espaço, até o início de maio, todos com overbooking.
- SHA, um armador anunciou a interrupção da liberação de espaço para cargas de contrato, somente o espaço da tarifa FAK será liberado, de acordo com nossas notícias, outros armadores aceitará novas reservas somente se aceitar rollover, outros somente aceitarão via EUROPA.
- TAO, apenas um armador pode aceitar cargas leves, um armador já informou rollover de 800 TEUS, o navio extra programado só será aceito cargas leves.
- TSN, com overbooking até o final do mês, o serviço via Europa pode apresentar algum espaço ainda para saídas após 25 de abril, porém cargas leves.
Não há notícias positivas por parte de nossos escritórios na China também, por isso os armadores também estão observando o mercado.
Neste momento, temos que ter muito cuidado com as tarifas fantasmas, pois não há milagres, em um mercado que é anunciado um overbooking, armador rolando mais de 800 teus, frete muito abaixo do mercado, é sinônimo de rolagem e aumento do frete, pois as validades estão extremamente curtas. E uma vez a carga estufada, não há por onde correr. Não caia em ciladas, não existe milagre.
Estamos à disposição para qualquer informação adicional necessária, entre em contato com nossa equipe.