O vocabulário do profissional de Comércio Exterior

Que cada profissão possui aquelas palavras-chave que são ditas mais que o nome da gente, isso não é novidade para ninguém! Por isso, selecionamos 10 delas que estão no dia-a-dia do profissional de Comércio Exterior. Vamos listar aqui para você:

Desembaraço aduaneiro

É esse o nome dado quando você importa um produto e é preciso verificar se ele está regularizado. Quando o que você adquiriu fora do país chega aqui, a alfândega é quem faz a liberação do pedido. É ele que recebe o nome de desembaraço. É nesta etapa que acontece a verificação de documentos e dados declarados pelo exportador, confirmando que está tudo ok de acordo com a legislação.

Demurrage

Quando você importa um produto que é transportado em containers pelo mar, existe um prazo para o envio ao destinatário, que pode variar de empresa para empresa. Quando esse período precisa ser maior, é preciso pagar uma sobrestadia, ou seja, um Demurrage, que é uma multa aplicada em caso de atraso na desocupação deste container.

Proforma Invoice (ou Fatura Proforma)

É considerado um “rascunho” da Nota Fiscal. É que nas transações internacionais, os documentos são essenciais no processo de negociação. O Proforma Invoice ou Fatura proforma é emitido pelo exportador e confirma a negociação internacional, ou seja, é uma espécie de tomada de preço internacional, onde quem vai comprar busca detalhes daquilo que pretende adquirir.

Packing List

É uma descrição de tudo o que está sendo transportado. Os fiscais aduaneiros vão precisar desse documento que deve conter os volumes das embalagens, os conteúdos, pesos (líquido e bruto), dimensão e numeração dos volumes.

SISCOMEX

É a sigla para Sistema Integrado de Comércio Exterior, que serve para integrar as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações, através de um fluxo de informações que constam dentro desse sistema. Os órgãos que fazem parte do SISCOMES são divididos em três categorias: Secretaria de Comércio Exterior, Secretaria da Receita Federal e Banco Central do Brasil.

NCM/SH

NCM significa “Nomenclatura Comum do MERCOSUL” e SH, “Sistema Harmonizado”, ou seja, é um método internacional de classificação de mercadorias, que tem como base a estrutura de códigos e suas descrições. O seu objetivo é promover o desenvolvimento do comércio internacional, além de aprimorar a coleta, a comparação e a análise das estatísticas do comércio exterior.

ETA / ETD

ETA é a sigla para Estimated Time of Arrival, expressão americana que significa dia da chegada do navio no porto. Já a ETD, Estimated Time of Departure, é a expressão do transporte marítimo que significa data estimada ou previsão da saída do navio no porto.

Transit Time

Esse termo se refere ao tempo de trânsito de uma mercadoria. Fica centrada na logística do transporte, englobando todo o processo até a entrega da mercadoria.

Conhecimento de Embarque

Também conhecido como conhecimento de carga, é o nome dado ao documento que é emitido pelo responsável pelo transporte para descrever diversos dados essenciais para a operação, como embarcador, tido e quantidade de itens embarcados, locais de embarque e descarga, entre outros.

Logística

Engana-se quem pensa que a logística não faz parte do dia-a-dia do profissional do Comércio Exterior. Quando se vende um produto e ele vai ter que viajar para outro país, é fator primordial pensar na integridade dele. Se não houver essa preocupação, a mercadoria já fica comprometida, antes mesmo de chegar ao destino. O papel da logística é fazer todo o esquema acontecer para que, ao receber o produto, o cliente esteja satisfeito.

Viu que barato esse ambiente para lá de internacional? Aqui na Cerklog você encontra essa opção de carreira!