Você sabe o que é GATT? E qual a sua importância para o comércio internacional?

Você já ouviu falar do GATT? É a sigla para General Agreement on Tariffs and Trade, que significa Acordo Geral de Tarifas e Comércio, em português, e representa uma série de acordos de comércio internacional com o objetivo de reduzir obstáculos nas trocas entre os países, como tarifas e taxas aduaneiras.

Criado após a Segunda Guerra Mundial, o GATT foi o precursor da Organização Mundial do Comércio (OMC), fundada em 1995. Continua em vigor até hoje, funcionando como um grupo de regras que organizam o comércio entre os membros da OMC.

Ao longo dos anos, contribuiu para o crescimento econômico e desenvolvimento dos países participantes, especialmente aqueles considerados desenvolvidos, subdesenvolvidos e em vias de desenvolvimento.

Uma das grandes conquistas foi a redução dos custos aduaneiros sobre produtos industriais, que caíram de 40% para 5% em 1993. Esse acordo facilita as negociações entre os países, promovendo a cooperação e o desenvolvimento econômico para todas as partes envolvidas.

Além disso, tem grande importância porque nos encontros da OMC que são debatidos assuntos fundamentais para o mundo, como a situação dos produtos agrícolas e serviços em geral.

As rodadas de negociações são momentos essenciais para buscar consensos e estabelecer acordos comerciais.

Essa ferramenta promove o livre comércio, combate práticas protecionistas e evita disputas e guerras comerciais, sendo um exemplo da importância sobre a cooperação internacional para o crescimento econômico e o progresso global.